Uso de cinta pós-parto benefícios

cinta pos parto beneficios

Uso de cinta pós-parto benefícios

A responsabilidade de ser mãe não é uma das tarefas mais fáceis do mundo, muito pelo contrário, além de cuidar muito bem do bebê, a mãe precisa voltar a sua rotina e tentar manter o corpo da forma como era antes do parto.

Após o nascimento do bebê o útero fica menor e mais solto dentro do abdômen, é por isso que muitas mulheres quando estão deitadas e viram de lado na cama, sentem que o útero tomba para um lado e para outro, o que causa um desconforto, esse é um dos motivos porque é recomendado o uso da cinta, pois ela dará uma sensação de segurança e proteção, ainda mais para as mulheres que foram submetidas a uma cesárea.

Outro motivo pelo qual a cinta é recomendada por alguns médicos, é que ela ajuda a reorganizar os órgãos da mulher em seu devido lugar, a diminuir o inchaço e a flacidez. Como o pós-operatório da cesárea é mais dolorido, muitas mulheres sentem medo ao sentar, levantar, caminhar, por este motivo o uso da cinta é muito benéfico, pois ajuda a dar mais segurança para se locomover, tossir ou dirigir.

O uso da cinta traz também uma vantagem estética para as mulheres preocupadas com sua forma após a gravidez, proporcionando uma redução momentânea do abdômen, mas não se deve acreditar que a peça ajudará a diminuir a barriga a longo prazo, ela tem seu tempo para voltar ao normal, o organismo vai se adaptando à ausência da gravidez, e a barriga some.

A cinta pós-parto proporciona inúmeros benefícios para saúde, estética e autoestima da mãe, dentre eles podemos considerar:

  • Auxílio no retorno dos órgãos aos seus lugares normais;
  • Auxílio nos processos de cicatrização;
  • Auxílio no conforto da coluna vertebral;
  • Evita o alargamento das células de gordura;
  • Reduz a flacidez abdominal;
  • Melhora a silhueta;
  • Proporciona conforto para as atividades do dia a dia;
  • Revigora a autoestima;
  • Proporciona sensação de segurança;

 

 Mesmo com todos esses benefícios, alguns médicos não recomendam o uso constante da cinta porque ela pode dificultar os movimentos dos músculos abdominais e perturbar o fluxo sanguíneo, o uso de cintas pós-parto não é uma regra, no entanto quando a mãe se interessa em usá-la, é muito importante que converse com seu médico e decida a real necessidade.

 O preço da cinta pós-parto pode variar de R$ 70,00 a R$ 300,00 reais, mas vale ressaltar que a cinta ideal é aquela indicada pelo seu médico obstetra, pois seus níveis de compressão são de acordo com as medidas individuais de cada mulher. Esse produto pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos pós-cirúrgicos em diversas marcas e modelos. O ideal é que a cinta seja resistente, confortável e de fácil manuseio. Certifique-se sobre o tipo de material, para que não haja alergias ou irritações na pele, opte por materiais antialérgicos e fáceis de lavar.

 Vale lembrar que a cinta não deixará nenhuma mãe magra, no entanto você poderá se sentir melhor a médio prazo e voltar a usar as roupas que sempre usou sem nenhum receio.