Será que é sarampo?

Será que é sarampo?

Nos últimos dias estamos vendo cada vez mais surtos de sarampo, e temos que ficar alertas a qualquer sinal dessa doença. Muitas mães se angustiam por não saber exatamente quais são os sintomas iniciais do sarampo. Os sintomas iniciais são parecidos com um gripe ou resfriado e aparecem em até 2 semanas após o contato com alguém infectado, porém, alguns dos sintomas podem aparecer após 3 dias,  como manchas avermelhadas que não coçam e que se espalha por toda a pele.

Quais os sintomas do Sarampo?

Os sintomas mais comuns do sarampo são:

  • 1. Febre acima de 38º C
  • 2. Manchas vermelhas na pele que não coçam
  • 3. Dor de garganta
  • 4. Vemelhidão nos olhos
  • 5. tosse seca
  • 6. Manchas vermelhas na pele, sem relevo, que se espalham pelo corpo
  • 7. Pontinhos brancos no interior da bochecha
  • 8. Dor muscular e cansaço excessivo

As mães de bebês e crianças pequenas devem ficar bem alertas, pois o sarampo é uma infecção viral que afeta mais as crianças e bebês que ainda não foram vacinadas, mas isso não quer dizer que adultos não podem contrair a doença, todos que não foram vacinados pode adquirir a doença.

Como posso contrair sarampo?

Como já falamos o sarampo é uma doença viral, e infecciosa, pode ser contraído através de contato com a saliva de uma pessoa infectada, pode ser através da tosse, espirro, através de beber no mesmo copo ou dividir talheres ou o que for. Por isso é muito importante orientar as crianças a não dividirem o lanchinho com os amiguinhos na escola. A vacinação é a melhor forma de prevenção da doença.

Leia também: Meu filho tá doente, e agora?

Como saber se é sarampo

Se houver uma suspeita da doença é importante evitar o contato com outras crianças para que seja evitado o contágio em outras pessoas. Pois esse é um vírus que pode passar rapidamente e facilmente para outras pessoas. Consulte um médico o mais rápido possível, somente um médico, seja um pediatra ou até mesmo um clínico geral pode dar o diagnóstico correto, pois diversas doenças possui o mesmo sintoma do sarampo.

Sarampo tem cura?

Sim, o sarampo tem cura, com remédios para aliviar os sintomas do vírus. Geralmente em 10 dias os sintomas desaparecem, mas é importante fazer um bom tratamento pra melhorar os sintomas da doença, pois febre alta e desidratação pode trazer outros problemas ao infectado. O mais indicado é sempre a prevenção através da vacinação.

Remédios caseiros aliviar os sintomas do Sarampo

Para aliviar os sintomas do sarampo em bebês e crianças pode-se usar opções caseiras como a umidificação do ar a fim de melhorar a respiração, no caso de febre pode ser usado, paninhos e toalhinhas úmidas para fazer compressas para baixar a febre. Chás são uma boa alternativa para aliviar os sintomas em crianças grandes, adolescentes e adultos.

Lembre-se que o sarampo é uma doença altamente contagiosa, e afeta principalmente bebês que não foram vacinados contra o sarampo e que por algum motivo foi exposto ao vírus de uma pessoa infectada com sarampo.

Resfriados e nariz entupido? Saiba amenizar estes sintomas.

Cuidados com problemas respiratórios em bebês

Quanto tempo dura o sarampo?

Os sintomas do sarampo duram cerca de 1 a 2 semanas, depois de aparecerem os sintomas, pois a transmissão pode acontecer até 5 dias antes de se apresentar os sintomas, devido a isso é muito importante a prevenção com a vacinação.