Ser mãe solteira – por escolha própria ou não – requer uma habilidade acima da média, não apenas com o corre-corre diário, como também com relação às finanças. Afinal, educar, alimentar e vestir um filho com um só salário (ou com uma pensão muitas vezes pequena) não é tão simples.

7 dicas financeiras para mãe solteira
Algumas dicas podem facilitar a vida financeira da mãe solteira, dando um alívio ao bolso. Veja o que você pode fazer para uma melhor gestão do seu dinheiro.
Controle as despesas
Todas as ferramentas de controle de despesas são válidas: desde papel e caneta, todo tipo de planilhas e até os mais modernos aplicativos de celular. É preciso saber quanto ganha, quanto gasta e, eventualmente, o que sobra.
Liste as prioridades
É difícil encontrar uma mãe solteira que não precise economizar. Para atingir esse objetivo, ter as prioridades de vida bem claras ajuda a direcionar os gastos, evitando desperdiçar o dinheiro em itens desnecessários.
Viva mais, gaste menos
O lazer é importante, principalmente com crianças, mas pode custar caro. Procure mais opções de programas econômicos ou até mesmo gratuitos, como as brincadeiras ao ar livre. Além disso, muitas programações pagas – como o cinema – têm seus dias de promoção.
Foque nas listas
Mãe solteira precisa fazer lista de supermercado, do lanche da escola, do material escolar solicitado para aquela semana e até das roupas que precisa comprar porque as antigas já não servem mais.
É sempre importante fazer uma projeção dos gastos e subtrair do seu orçamento mensal para evitar surpresas no final do mês. Principalmente com crianças muito pequenas, é bom que sobre uma reservinha para imprevistos.
Pesquise mais
Determinado material escolar pode apresentar uma diferença de preço significativa em lojas diferentes. Isso funciona para tudo, inclusive roupas, calçados e brinquedos. Se puder comprar pela internet, o desconto pode ser ainda maior.
Elabore o planejamento
É importante ter um planejamento para o ano e também em longo prazo. Só assim você saberá quanto pode gastar, quanto precisa colocar na poupança até seu filho chegar à faculdade e se pode comprar aquele brinquedo caro no Natal ou não.
Ter objetivos claros também ajuda a poupar e canalizar o dinheiro para o que é realmente importante.
Faça um investimento
É preciso ter disciplina financeira para fazer um investimento. São muitas as opções no mercado, para os mais diversos perfis de investidor. É uma forma de garantir um lucro para utilizar mais tarde.
Gostou das dicas sobre finanças para mãe solteira? Compartilhe!
Add Comment