Dicas para Engravidar

dicas para engravidar

A mulher deve conhecer bem seu corpo para identificar o período fértil. Foto: iStock, Getty Images

Passo a passo: Siga 4 dicas para engravidar

Conhecer algumas dicas para engravidar pode ajudar você a realizar o sonho de ser mãe.

Engravidar é o sonho de grande parte das mulheres, mas o processo de concepção é lento. Muitas vezes, podem ser anos de tentativas até que se consiga a gravidez.

Porém, você pode seguir algumas dicas para engravidar mais rápido. Existem alimentos, posições e atitudes que se tornam aliados dos casais. Veja quais são eles.

dicas para engravidar

A mulher deve conhecer bem seu corpo para identificar o período fértil. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para engravidar: Preparação

O primeiro e mais importante passo para quem quer ter filhos é verificar se está tudo bem com o seu corpo. Procure o ginecologista e peça a ele todos os exames necessários para atestar sua boa saúde. Contagem de óvulos, ecografias e ultrassom, hemogramas com taxas hormonais e radiografias são os principais testes para quem quer engravidar.

Mas não são só as mulheres que devem se preocupar. Entre as dicas para engravidar está o cuidado com a saúde do homem. O urologista fará exames como o de próstata, para garantir que não há riscos. É importante também fazer uma análise do sêmen e dos espermatozoides. Eles devem estar saudáveis para que a gravidez aconteça de forma correta.

4 dicas para engravidar

1. Período Fértil

Sabe aquela história de estar no lugar certo e na hora certa? Para engravidar também é assim. O período fértil é o momento em que você está ovulando e é quando você tem mais chances de engravidar.

Por isso, uma das dicas para engravidar é manter relações sexuais diárias em um período que vai de três dias antes da ovulação até três dias depois.

2. Posição perfeita

Alguns estudos indicam que, após a relação sexual, a mulher deve ficar pelo menos dez minutos deitada na cama. Isso porque, quando a mulher está deitada, a gravidade não leva os espermatozoides para fora do canal vaginal. Assim, fica mais fácil de eles chegarem ao óvulo e realizarem a fecundação.

3. Prepare o corpo

Você precisa estar saudável para receber um filho, então comece a preparar seu corpo com antecedência. A primeira parte deve ser a de cortes. Retire da rotina quaisquer elementos que possam ser prejudiciais à formação da criança e, até mesmo, à fecundação. Bebidas alcoólicas, cigarro, drogas ilícitas e o consumo excessivo de cafeína estão na lista dos vetados.

Por outro lado, existem alguns costumes que você deve começar a incluir no dia a dia. Tome sol pelo menos 20 minutos por dia. Isso aumenta os níveis de vitamina D, uma forte aliada da gravidez.

Uma das dicas para engravidar é inserir na dieta alimentos como gérmen de trigo, ovos, azeite, óleo de girassol e grão de bico.

4. Esperma fortificado

Não é bobagem dizer que a alimentação masculina altera a qualidade dos espermatozoides produzidos. É importante seguir uma dieta mais regrada e rica em alimentos que dêem mais força, velocidade e resistência ao espermatozoide.

O zinco, o cálcio e as vitaminas C e D são potenciais auxiliares nesse tratamento. Homens devem comer frutos do mar, batata, feijão, frutas cítricas e arroz. Também servem as recomendações de evitar álcool, cigarro, drogas ilícitas e cafeína, pois essas substâncias dificultam o processo.

Gostou das dicas para engravidar? Então deixe um comentário!