como usar o supositório no bebê

supositorio de glicerina em bebe

Saiba como utilizar o supositório de glicerina no bebê

O acessório pode ser uma alternativa em casos de prisão de ventre

Prisão de ventre em bebês que se alimentam exclusivamente do leite materno não é motivo para pânico. O período inicial dos recém-nascidos já tem estresse suficiente. Sim, alguns conhecidos provavelmente irão aconselhar o uso de supositório de glicerina. Porém, a primeira atitude deve ser consultar o pediatra.

Se o médico indicar o uso desse recurso, aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas em relação ao procedimento. Para ajudar você, apresentamos a seguir alguns aspectos básicos sobre o assunto.

A glicerina puxa a água das paredes do intestino para o centro do órgão, acionando os chamados movimentos peristálticos. A consequência dessa ação é um estímulo à evacuação.

Apesar de atualmente a classe médica não receitar muito o uso de supositório, o de glicerina é o preferido pelos pediatras, devido ao seu alto poder de lubrificação. Com a quantidade de água, ele amolece o bolo fecal, reduzindo o impacto na flora intestinal e no corpo do bebê.

supositorio de glicerina em bebe

A absorção do supositório de glicerina

Talvez esse seja o ponto que mais tira o sossego de mães e pais que recebem prescrição médica para o uso do supositório de glicerina em seus filhotes. Não tenha vergonha de questionar em detalhes como você deve agir para introduzir o produto na criança que estiver com constipação intestinal diagnosticada.

O primeiro passo é lavar as mãos antes de tocar no bebê. Coloque a criança deitada na mesma posição que você costuma utilizar para fazer a troca de fraldas. Abra o envelope e evite ficar manuseando o supositório. Se estiver frio, vale esquentar a cartela (fechada) com as mãos, como faziam os mais antigos.

Levante as duas pernas de seu filho e segure o medicamento com o polegar e o dedo indicador. Com cuidado e de forma lenta, introduza-o. Depois, segure as nádegas do bebê para que ele não se mexa e acabe expulsando o produto – que se desmancha e é absorvido pelo corpo humano. Em alguns minutos, no máximo meia hora, a fralda deverá estar “presenteada”.

Observe a posição do supositório de glicerina na hora em que você for introduzi-lo em seu filho. A absorção é melhor e causa menos incômodo na criança se o produto for posto no ânus pela parte arredondada do bastonete. Assim, o esfíncter anal, em um movimento quase instintivo, ajudará na absorção.

Orientação médica é essencial

Não repita o uso do supositório de glicerina sem orientação médica. O método não é um tratamento, mas, sim, uma maneira alternativa. Ele auxilia na evacuação em situações específicas, como nos casos dos bebês recém-nascidos que ainda estão desenvolvendo o sistema digestivo e intestinal.

Situações mais graves precisam de exames e de análise aprofundada. Portanto, em caso de dúvida, não hesite em procurar um médico.

Tirou suas dúvidas sobre como suar supositório de glicerina em bebês? Então aproveite para compartilhar o artigo com outros pais e mães de primeira viagem! E não deixe de conferir as nossas dicas .